Ramos de Cultura

A Revolução (Pacífica) dos Bichos!

Bem, depois dos fatos ocorridos: manifestações, passeatas, o povo nas ruas… e vai por aí acabei lembrando da Revolução do Bichos.  Ambos “animais” lutando por uma vida melhor, ambos “animais” não enxergam além. Todo mundo quer e deve ter uma vida melhor? SIM, mas é claro! A questão é que todo mundo sabe gritar, ir as ruas, chorar, espernear, quebrar, vandalizar, ri…. mas pensar nem todos conseguem. Então caro amigo, leia a síntese abaixo (não foi escrita por mim :P) leia o livro e veja o filme. Perceba que os gritos de guerra tem o mesmo sentido: Liberdade (companheiros), Riqueza, Futuro… e veja que uma história está se repetindo!

Livro - Revolução dos Bichos!

Livro – Revolução dos Bichos!

Essas “manifestações pacíficas”, apartidárias (maaaas com uma política de esquerda bem definida, faço algo diferente e será rechaçado) e fora a minoria de vândalos porém todos eles em busca de uma FAZENDA melhor e os ANIMAIS sendo facilmente manipulados. Nem vou entrar na questão religiosa que pega mais feio ainda ver um Religioso apoiar tais manifestações!

George Orwell escreveu o livro ‘A Revolução dos Bichos’, uma obra de suma importância para a história, que crítica e satiriza a Rússia de Stalin. Mesmo que o leitor não saiba ou não se interesse pelo tema da revolução russa e a política stalinista, o livro pode ser lido como uma história lúdica que consegue divertir e entreter até os leitores mais dispersos.

Animal_Farm_by_TheFool432

A história se passa na fazenda Granja do Solar que tem como dono o Sr. Jones, que é expulso de sua fazenda quando os animais que viviam sendo explorados e maltratados pelo Sr. Jones se organizam e realizam uma revolução. Tudo começa quando um porco mais velho chamado Major (representando Lenin) resolve compartilhar um sonho que teve com os outros animais, mostrando que eles deveriam se unir para fugirem da exploração que sofriam dos seres humanos depois de seu discurso canta a música ‘Bichos da Inglaterra’ que acaba virando hino da revolução.

Animal Farm

Animal Farm

Depois de alguns dias o porco Major morre, mas sua ideia revolucionária continua, e é colocada em prática por dois outros porcos o Bola-de-Neve (representando Trotsky) e Napoleão (representando Stalin) com o apoio de todos os animais da Granja, eles tomam a fazenda e colocam o nome de Granja dos Bichos. Depois acompanhamos toda a organização do novo poder, passando os animais a serem comandados por Napoleão que desejando centralizar o poder expulsa Bola-de-Neve da fazenda, já que ele ainda mantinha os ideais da revolução que era de uma vida igualitária entre os animais.

AnimalFarmPigsHindLegs1

Alguns personagens no livro se destacam como o cavalo Sansão (representando o povo) em que confia totalmente na revolução e não percebe as mudanças que acontecem, é considerado como exemplo por todos já que está sempre disposto a trabalhar. Outro personagem que chama a atenção são as ovelhas que só sabem repetir tudo que escutam, e gritam a frase “Quatro pernas bom, duas pernas ruim” e tem seu discurso mudado para “Quatro pernas bom, duas pernas melhor”. Para atender os interesses de Napoleão, que traindo totalmente a revolução, começa a fazer negócios com os seres humanos assim os animais voltam a ser explorados, agora pelos porcos que estão no poder.

animal_farm_george_orwell
‘Revolução dos Bichos’ é um livro de leitura fácil, mas não deixa de ter uma mensagem profunda e uma crítica pesada a política implantada por Stalin que foi imposta depois da morte de Lenin e de expulsar Trotsky do poder. O final do livro tem o desfecho mais bonito e tocante que já li, espero que você caro leitor tenha a chance de conhecer esse livro, e que lhe traga alguma contribuição como trouxe para mim.

Animal_Farm_by_AdamHunterPeck
E por último vou colocar o trecho do livro, que gosto muito, em que os bichos cantam a música “Bichos da Inglaterra”, que virou hino na revolução dos bichos:
“…O velho Major limpou a garganta e começou a cantar. De fato, a voz era roufenha, mas ele entoava bem, e a melodia era bem movimentada, algo entre ‘Clementina’ e ‘La Cucaracha’. Os versos diziam:

Bichos da Inglaterra e da Irlanda,
Daqui, dali, de acolá,
Escutai a alvissareira
Novidade que virá.

Mais hoje, mais amanhã,
O Tirano vem ao chão,
E os campos da Inglaterra
Só os bichos pisarão.

Não mais argolas nas ventas,
Dorsos livres dos arreios,
Freio e espora enferrujando
E relho em cantos alheios.

Riqueza incomensurável,
Terra boa, muito grão,
Trigo, cevada e aveia,
Pastagem, feno e feijão.

Lindos campos da Inglaterra,
Ribeiros com águas puras,
Brisas leves circulando,
Liberdade nas alturas.

Lutemos por esse dia
Mesmo que nos custe a vida.
Gansos, vacas e cavalos,
Todos unidos na lida.

Bichos da Inglaterra e da Irlanda,
Daqui, dali, de acolá,
Levai esta minha mensagem
E o futuro sorrirá.

O canto levou a bicharada à mais extrema excitação. Mesmo antes de o Major chegar ao fim, já haviam começado a cantar por conta própria. Até os mais parvos pegaram a melodia e algumas palavras; os mais vivos, tais os porcos e os cachorros, decoraram a canção em minutos. Então, depois de algumas tentativas, a granja toda atacou “Bichos da Inglaterra” em potente uníssono. As vacas mugiam a canção, os cachorros latiam-na, as ovelhas baliam-na, os cavalos relinchavam-na, os patos grasnavam-na. Foi tal o enlevo, que cantaram cinco vezes corridas, de ponta a ponta, e teriam cantado a noite toda se não fossem interrompidos…”

animal_farm_propaganda_poster_by_alvinawesomeserville-d3b5249

Segue o link para o livro: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/animaisf.pdf

Filme dublado: 

Anúncios

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “A Revolução (Pacífica) dos Bichos!

  1. Excelente!
    Se essa geração marchadeira que tomas as ruas agora tivesse lido, as passeatas seriam mais escassas.

  2. Eu vi o filme e – como eu esperava – não chega nem à unha do dedão do livro. O livro sim, é fantástico. Realmente: a Vida imita a Arte dos que planejam a vida dos outros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: