Ramos de Cultura

Solenidade de Corpus Christi – Tapete de Sal

Olá! Já faz um tempo que não escrevo com minhas próprias palavras aqui :/ maaaaaaas para felicidade de todos e da nação contarei o fato ocorrido na Solenidade de Corpus Christi (não adentrarei no mistério histórico nesse artigo). Um testemunho rápido e simples que envolve um dos Ramos de Cultura 😀 pelo qual sou apaixonado a Arte! Só um básico sobre os Tapetes de Sal: surgiu na Europa esta festa em memória do Corpo e Sangue do Senhor para que não esqueçamos o seu real valor e não fosse banalizado algo que vem acontecendo atualmente. E o porque dos Tapetes de Sal? Os tapetes são confeccionados para o Procissão do Senhor e o sal para simbolizar a purificação da Terra. (Alguns lugares os tapetes são feitos com serragem, flores…) Vamos ao testemunho 😉 (ah vou contar essa história por que acabo sempre contando e tals aí é preciso repetir tudo :/ agora é só eu pegar o link jogar hehe)

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 (sim a foto eu que tirei e inverti significa como é transcendental o Corpo de Cristo.

Então, sou da Paróquia São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima da arquidiocese de Niterói. Todo ano minha paróquia confecciona o tapete em Niterói, porém este ano (2013) houve um ruído na comunicação e acabou que o Vicariato cujo faço parte resolver mudar a tradição e se deslocaram para Maricá e nessa dança ficamos sem nada. :/

Mas não deixei me abater e fui atrás, pois, não poderia ficar de fora da Tradição da Igreja e comecei a ligar para as paróquias vizinhas, liguei para a Paróquia responsável e só ouvia “não, agora só ano que vem” parti para o inbox e grupo no facebook, email e vai por aí e nada. As esperanças se esvaindo, os paroquianos vindo com maior boa vontade com as doações e perguntando sobre o tapete e eu falava que  não teria :/ aí vinha a enxurrada de perguntas: como assim? porque?… E eu sem graça e triste sem poder colocar o meu talento a serviço da Igreja.

Eis que na quarta-feira véspera do Corpus Christi as 7h30 sou acordado por mais uma mensagem: “que horas vocês vão para o tapete?” –‘ ignorei já não aguentava mais falar que não teria, só ia assistir :/ buuuuuuuuut logo depois a história mudou, 9h30 recebo uma ligação: “- Oi Cristiano, ainda tem interesse pelo Tapete? Vagou um, o do seminário.” Respondi: “mas é claro que sim”. Pronto, voltei a Tradição da Igreja. Mandei sms para todos amigos convocando-os para a missão.

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013

Tinta Xadrez – Tapete de Sal – Corpus Christi 2013

Aí começou a correria, peguei os vidrinhos de xadrez que sobrou do ano anterior e as folhas de papel pardo e escolhi um desenho para reproduzir. Ainda pela manhã liguei para  a secretaria para desenrolar com o Padre sobre o que faltava que era mais 15 folhas de papel pardo e fita crepe para colar as folhas, ele arcou com os custos 😉 Fui em casa e tals e voltei para a paróquia as 19h e esperei a missa acabar para começar os trabalhos: colar as folhas e reproduzir um desenho em um tapete de 6m X 3,50m . Fiquei de 20h30 até as 22h colando as folhas e fui lanchar com os amigos ^^ (saco vazio não para em pé né?!) hehe Ah e dois amigo Célio e Kennedys ficaram comigo na Igreja fazendo companhia 😉 Ahh muitos amigos não foram, pois, como não teria o tapete acabaram firmando outros compromissos.

Tapete de Sal - Corpus Christi 2012 - As folhas coladas (esse ano não tirei foto, mas o ambiente é o mesmo e o tamanho também)

Tapete de Sal – Corpus Christi 2012 – As folhas coladas (esse ano não tirei foto, mas o ambiente é o mesmo e o tamanho também)

Lanchamos e voltamos para começar o desenho, isso já era meia-noite e varei madrugada até as 6h20 da manhã, fui em casa tomei um banho e saí pegando a galera pelo caminho, chegamos por volta das 7h30 e as 8h começamos as atividades, busquei as sacas de sal.

Aurora - O bom de não ter dormido foi contemplar o nascer do Sol Tapete de Sal - Corpus Christi 2013

Aurora – O bom de não ter dormido foi contemplar o nascer do Sol Tapete de Sal – Corpus Christi 2013

(Ponto a ressaltar, fomos na cara e na coragem sem luvas, vassouras, pá… para manusear o sal) Mas no mundo nada como pessoas que conhecem pessoas e conseguimos luvas com a galera do Caramujo 😉 e chegou mais duas pessoas e pronto formou a equipe: Cristiano (eu), Célio, Kennedy, Letícia, Luana e Wallace acredito que era a menor equipe de todas rsrs e fomos para dentro 😀 depois chegou mais 3 paroquianos o Senhor Manoel e sua esposa e uma Senhora com dois filhos. Por fim finalizamos o tapete por volta das 14h. Valeu a pena toda insistência, a noite não dormida (ah fui dormir as 23h tendo um dia de 40h) e agradeço a Deus por colocar o meu serviço a favor da Igreja. Está aí o resultado! 😉

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 em processo

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 em processo

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 - Detalhes

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 – Detalhes

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 - detalhes

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 – detalhes

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 - quase concluído

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 – quase concluído

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 - mínimos detalhes

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 – mínimos detalhes

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 - detalhes das penas

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 – detalhes das penas

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 momentos finais

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 momentos finais

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 detalhes

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 detalhes

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 Tribobó

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 Tribobó

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 a equipe
Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 (em busca do melhor ângulo)

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 (em busca do melhor ângulo)

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 do alto

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 do alto

Tapete de Sal - Corpus Christi 2013 ( A equipe)

Tapete de Sal – Corpus Christi 2013 ( A equipe)

Mais fotos:

Corpus Christi 2012

Corpus Chirsti 2013

Anúncios

Navegação de Post Único

3 opiniões sobre “Solenidade de Corpus Christi – Tapete de Sal

  1. Parabéns, muito bom….

  2. Pingback: Retrô – 2013 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: