Ramos de Cultura

Definir Amor é possível?

(imagem: artista desconhecido)
Bom, amor… Poderia começar com uma definição do dicionário, porém vi 27 definições e essas poderiam ir se ramificando entre si ou interligando. Assim como um lego, você pode fazer montagens que resultam no AMOR. Mas, ainda assim, não são minhas palavras nessas tais definições. Elas nem mesmo correspondem a tal grandiosa palavra de quatro letras, que é difícil conjugar. Para executar a ação amor você precisa entender o predicado amor
Cada vez mais confuso, lembro que Santo Agostinho queria entender o mistério da Trindade Santa: quanto mais você busca compreender mais complexo se torna o estudo empírico. Mas voltemos ao AMOR… essa palavra que está super, hiper, mega banalizada pela sociedade. As pessoas começam um relacionamento com um mês já estão amando, amizades eternas que duram por pouco tempo, sentimentos com prazos de validade. Quando enjoa vão lá e trocam e dão desculpas esfarrapadas e dizem “o que eu sinto já não é a mesma coisa de antes”ou fazem planos para vida toda dos quais não chegam perto de realizar um… Aí vem sempre a pergunta “e aquele amor todo? para onde foi?” Na verdade, não passavam de más paixões.
(imagem: arte: Banksy)
Estúpidos são os que não sabem distinguir estes valores. AMOR, amor é muito mais do que isso, do que seis meses de relacionamento ou um ano de amizade. AMOR é nada mais que DOR [hã?] Não leve ao pé da letra, mas para gerar amor será necessário um pouco de dor, para se colher rosas é necessário se machucar nos espinhos. O amor transcende o normal e vai no campo espiritual. Tudo está interligado e podemos fazer diversas montagens.
Certa vez fui a um retiro e o pregador disse: “se tentarmos resumir a palavra amor chegaremos a uma única resposta: Jesus” e ele tinha razão e você vai perguntar como assim? “Eu amo Deus e tals, porém meu amor pela família é um, por amigo é outro, no meu relacionamento é outro”. Busquei na Bíblia Ave Maria (  http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/amor  ), tinham 335 registros. E os registros finais  são bem claros e você verá que tudo que envolve amor nos leva a Deus e que não devemos banalizar essa palavra.
Primeiro: AMOR não tem essa de acabar. Disse o Beato Pier Giorgio Frassati “O amor nunca diz já chega”. Então não tem essa, “ah acho que seu problema foi se entregar demais, ter dado muito amor” pois se o amor é igual a Jesus, logo ele é infinito e na nossa natureza humana é sempiterno, tem início mas não tem fim…
(imagem: agência God Beat Art)
“Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou” (Efésios 2,4)
“Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também devemos dar a nossa vida pelos irmãos.” (I João 3,16)
Entendeu? Deus foi até o fim, levou o madeiro NOSSO por amor, sofreu a dor e você vem falar de não se machucar, não se magoar? A música Codinome Beija-Flor diz uma verdade “Você sonhava acordada um jeito de não sentir dor, prendia o choro e aguava o bom do amor”. É isso que acontece nos relacionamentos, as pessoas ficam se poupando “não vou sofrer e blábláblá” lógico que você não vai se humilhar, mas você tem que se mortificar.
Segundo, os dois principais mandamentos que Deus deixou levam a Ele e a sua base são amor: “Amai a Deus sobre todas as coisas” e “Amai o próximo como ama a si mesmo”. O amor só nos leva a Deus, você tem que se doar pelos amigos ali você encontrará Deus, amizade não é só bonança, é dar um ombro amigo, fazer companhia contra a sua vontade, é fechar ali juntinho, corrigir, exortar mesmo que pareça chato… mas isso é amor, se não é um mero coleguismo. E NUNCA diga que não tem tempo para um amigo… tem que se sacrificar, pois disse Santo Agostinho “a medida do amor é amar sem medidas”  e onde tiver amor ali estará Deus.
(imagem: Gabriel O Pensador)
“Se guardades os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. (João 15,10)
E, por fim, ainda tem a galera que mistura tudo: família é amigo, amigo é família e Jesus disse  “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu Senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.” (João 15,15) e eu concordo. E nessa amizade lembro dessa outra passagem “Ninguém tem maior amor do que aquele dá a sua vida por seus amigos.” (João 15,13).  E tem gente que só faz o que lhe convém e não dá a vida pelo amigo, então a verdade é que nunca foi amigo.

Pense bem em falar que ama alguém e por onde tem andado. Em outro post disse um velho ditado e repito “coração dos outros é terra que não se anda e nem se pisa”. Valorize suas amizades. A definição perfeita de AMOR é JESUS, quando você amar alguém ali estará Deus.

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Definir Amor é possível?

  1. Pois eh.. o amor anda muito banalizado mesmo. Perdeu-se a nocao de que amar eh gesto, eh vontade, eh entrega, e nao casualidade, sentimento puramente involuntario. Amar eh querer fornecer o bem para o outro, e por isso a expressao maior do amor eh dar a vida pela do outro. Infelizmente nossa atual humanidade imagina que ama quando eh agradado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: