Ramos de Cultura

São Francisco de Assis e São Domingos de Gusmão

Bem amigos esta é uma das mais belas citações a respeito de dois Santos incomparáveis dos quais sou devoto e muito tenho a aprender. Cujo quais são até mesmo  respeitados pelos irmãos protestantes, onde alguns  fazem o voto de simplicidade em respeito pelo mesmo.

São Francisco de Assis e São Domingos de Gusmão


Texto extraído da Divina Comédia de Dante Aligheri, Paraíso, Cap Xl.

“À esposa d’Esse que, entre altos brados, na cruz lhe deu o bento sangue em penhor de união, foram dados pela Providência, a fim de lhe robustecer-lhe o ânimo e a fé, dois príncipes (São Domingos e São Francisco de Assis) que a seguissem por toda parte em todas as circunstâncias. Um deles guardou sempre o amor seráfico em relação a ela. O outro por seu saber, espalhou pela terra querúbica fama e glória. Falar-te-ei apenas de um deles, dado que louvar a um é louvar a ambos, pois os dois perseguiram o mesmo ideal.
[…]

No ponto onde tal encosta mais se acentua (Assis), nasceu para o mundo um sol que brilha tanto quanto aquele contemplado pela gente de junto ao Ganges.

Quem pretender daquele lugar dizer o nome, não o convoque unicamente por Assis, pois estará dizendo pouco; chame-o oriente, que é berço do Sol. Não havia ainda essa luz se afastado bastante de seu nascimento quando já a Terra começou a receber o conforto de suas altas virtudes. Muito jovem entrou em conflito com o pai por amor daquela dama (a pobreza) à qual, assim como à morte, ninguém abre a porta com prazer. Então, na corte episcopal, em presença de seu genitor, recebeu tal dama por esposa amada e votou-lhe, desde aí, amor sempre mais forte. Viúva (o primeiro “esposo” da pobreza foi Cristo) e desprezada viveria ela onze séculos, e mais ainda, sem que por outro amado fosse requestada… Também não é o mesmo proclamar que ela própria, fiel, íntegra, enquanto Maria permancera ao pé da cruz, subira com Cristo para o alto do Madeiro.”

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: